A dieta paleo propõe a volta da alimentação de nossos ancestrais.

Até porque eles se alimentavam de carne, frutos e sementes, com a justificativa que essa é a alimentação para a qual nosso organismo foi moldado por milhões de anos. A dieta paleo é uma dieta que elimina por completo dois dos grandes responsáveis pelas principais intolerâncias alimentares: a lactose e o glúten. É, por este motivo, um modelo alimentar completamente compatível e recomendado na doença celíaca, uma vez que o trigo está totalmente proibido, e também no caso de intolerantes à lactose, devido à exclusão do leite e dos seus derivados. Nesta dieta não há horários – o homem das cavernas não tinha relógio! Deverá, sim, ouvir o seu organismo e ir comendo conforme as suas solicitações. As refeições devem ser as suficientes para se sentir confortável e alimentado, sem fome.
A dieta paleolítica foi construída com a premissa de que doenças comuns nos dias de hoje (diabetes, distúrbios metabólicos, problemas do coração, obesidade), são respostas do corpo ao excesso de carboidrato, açúcar e alimentos processados impostos pela dieta contemporânea.
Água e nada mais: O Período Paleolítico foi a época em que os primeiros utensílios foram criados, e nenhum deles ajudava na cozinha. Portanto, a bebida principal era a água, a forma realmente mais natural de hidratação. Consumir apenas esse líquido não tem desvantagens segundo os especialistas. A maior dificuldade talvez seja gustativa, já que a água não tem sabor.
