Hábitos saudáveis: A qualidade de vida na velhice é construída ainda na juventude.

De acordo com o IBGE (2018), a expectativa de vida do brasileiro continua aumentando. E essa tendência impacta diretamente no processo do envelhecimento ativo e saudável. Desde 1940, em relação a 2018, já são 30,8 anos a mais para desfrutarmos da experiência que é viver. Uma das formas de garantir disposição e saúde lá na frente é olhar para o seu prato hoje mesmo. São diversos os alimentos e hábitos que se praticados hoje podem ajudar a garantir sua qualidade de vida por muito mais tempo, ou melhor, quando você mais precisar dela.
É importante que toda mudança de hábitos alimentares e estilo de vida ocorra até os 30 anos, para que as perdas funcionais normais do corpo, que podem acontecer a partir de então, não sejam significativas a ponto de levar a um alto grau de dependência na terceira idade, mas nunca é tarde para mudar os hábitos e buscar qualidade de vida.
A alimentação é uma parte muito importante na forma como vamos envelhecer. E promover um envelhecimento saudável, e com qualidade de vida, é um grande desafio, que para ser alcançado de modo amplo, tem que combinar, além da alimentação, atividades que estimulem a memória, o tratamento de patologias coexistentes, e o combate, ou o controle, de fatores de risco, como a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, a diabetes, a hipertensão, o consumo de bebidas alcóolicas, e o estresse. Os alimentos de origem animal são considerados as melhores fontes porque ofertam todos os aminoácidos que o corpo não fabrica, entretanto, esses nutrientes também podem ser encontrados em alimentos de origem exclusivamente vegetal, mesmo que seus teores sejam menores. A aveia, previne o envelhecimento dos tecidos do coração e a castanha-do-pára controla a produção de radicais livres, descelera o envelhecimento e reduz o risco de doenças cardíacas.
Sendo assim, é importante ressaltar que essas são apenas algumas dicas para um envelhecimento mais saudável, sendo importante o acompanhamento de profissionais especialistas em geriatria, nutrição e diversas outras áreas para manter o processo de envelhecimento o mais tranquilo possível.